MICROAGULHAMENTO
O microagulhamento é um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. Seu princípio é semelhante ao da acupuntura, porém, localizado e múltiplo, produzindo efeito apenas na área tratada. Seu resultado mais proeminente é a indução de colágeno e de outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme. A técnica pode ser feita por rollers (mais comum), canetas elétricas ou carimbos. É sempre importante observar se o material utilizado tem autorização da Anvisa para uso, e se as agulhas são estéreis. Em nenhuma hipótese estas podem ser reutilizadas, mesmo que no próprio paciente.
A técnica mais popular é a minimamente invasiva, na qual o procedimento é realizado apenas com creme anestésico. Na técnica cirúrgica, o microagulhamento é feito de forma mais intensiva e com o paciente anestesiado em ambiente cirúrgico. Usualmente, a técnica minimamente invasiva oferece resultados após uma sequência de aplicações em intervalos regulares (comumente mensais), enquanto a técnica cirúrgica pode já oferecer resultados visíveis em apenas uma sessão.
Para fazer o Microagulhamento o paciente não deve estar com a pele bronzeada nem apresentar infecções locais. Câncer da pele na área tratada ou nas proximidades também contraindica a técnica. A recuperação costuma ser rápida, mesmo nos casos de técnica cirúrgica.
INDICAÇÃO: as principais indicações do microagulhamento são: cicatrizes, especialmente as de acne, estrias, envelhecimento e flacidez, calvície, melasma e drug delivery em geral.(Aplicacao de substancias antioxidantes ou clareadoras, estéreis, após a aplicação das microagulhas com o objetivo de obter resultados mais eficazes)
DRUG DELIVERY
Técnica para facilitar a entrada e potencializar a penetração de ativos no corpo ou no rosto, reduzindo não só o tempo necessário para que o resultado apareça como o número de sessões do tratamento em questão.
Assim, o drug delivery permite a entrega eficaz de moléculas terapêuticas em variados alvos da pele. O estrato córneo (camada mais superficial da pele) é a mais importante barreira e o limitante na penetração dos princípios ativos. Para se ter uma idéia da capacidade dessa barreira, apenas cerca de 0,03% de um produto aplicado topicamente consegue chegar nas camadas mais profundas.
As microperfurações da técnica de drug delivery têm a função de vencer essa barreira natural, entregando os medicamentos mais profundamente e de forma concentrada. Para tanto, usa-se um princípio ativo – por exemplo, em um tratamento para clarear a pele, a vitamina C ou um clareador -, e o laser fracionado, para fazer com que a substância penetre bem na pele. Além disso, há o benefício adicional de estimular a produção de novas células, fibras de colágeno e elastina.
Todo dispositivo que provoque uma perda da integridade da epiderme (primeira camada da pele) pode agir como um drug delivery, sendo que alguns são mais eficazes que outros, seja pela profundidade de penetração, pela associação de tecnologias e pela formação ou não de coagulação ao redor do canal. O procedimento pode ser feito por meio de microagulhamento, laser ou dermaroller (rolinho cheio de agulhas).
INDICAÇÃO: O drug delivery é indicado para tratamento de manchas, rugas, flacidez, rejuvenescimento, poros abertos, cicatrizes, estrias, cicatrizes de acne, olheiras e queda de cabelo. Sendo que neste último, usamos substâncias para estimular o crescimento e o fortalecimento capilar. O tratamento deve ser realizado em consultório médico com todos os cuidados de assepsia e esterilização