Unhas Frágeis podem ser decorrentes de varias causas, dentre elas, listamos algumas abaixo:
Unhas Frágeis podem ser decorrentes de varias causas, dentre elas, listamos algumas abaixo:
FATORES LOCAIS: Microtraumatismos repetidos e fatores que favorecem a desidratação das unhas tem papel determinante, como lavagens freqüentes, sobretudo com água quente, contato prolongado com produtos químicos durante a atividade profissional ,tais como detergentes, agentes alcalinos, ácidos e solventes. O uso contínuo de cosméticos para unhas é outra causa de fragilidade, principalmente pelo efeito desidratante dos solventes utilizados para remover o esmalte. Além disso, o esmalte pode provocar degranulação das camadas superficiais da unha levando ao aparecimento de pequenas manchas.
AFECÇÕES DERMATOLÓGICAS: A fragilidade pode ser conseqüência de afecções da matriz ungueal como no líquen plano, psoríase e alopecia areata ou de afecções diretas da lâmina ungueal, como por exemplo, a onicomicose na qual há invasão da unha por fungos.
AFECÇÕES SISTÊMICAS: A anemia por deficiência de ferro, as doenças da tireóide, a vascularização reduzida da matriz da unha (secundária à doenças arteriais eneurológicas periféricas) geralmente causam afinamento das unhas. Alguns medicamentos de uso oral como retinóides e antimetabólitos também podem levar à fragilidade ungueal. Carências vitamínicas (B6, A, C, E, biotina), de oligoelementos (ferro, zinco,selênio) e aminoácidos (cistina,arginina,ácido glutâmico ) estão entre outros fatores gerais. Finalmente, o próprio processo de envelhecimento natural resulta em afinamento da unha e aparecimento de estrias e fissuras longitudinais.